
Para garantir uma cobertura arbórea adequada — com índice mínimo de 30% — a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já plantou 16 mil mudas de árvores em todo o município neste ano, de janeiro até o momento.
A ação faz parte do programa Planta Aí Ribeirão, criado pela gestão municipal para ampliar a arborização da cidade. Nesta nova etapa, o programa prevê o plantio de 200 mudas somente na região central, ao longo do mês de agosto.
“Realizamos plantios em todo o município, com maior foco nas regiões Norte e Oeste. Agora, com esta nova fase do Planta Aí Ribeirão, vamos intensificar os trabalhos no Centro, com plantios em calçadas — o que representa um desafio para nossa equipe devido à estrutura e dureza do pavimento. Mesmo assim, são pontos estratégicos que precisam de arborização”, explica a chefe da Divisão de Áreas Verdes, Silvana.
Segundo o Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana (PESAVAU) — que orienta o planejamento dos plantios — as regiões com menor índice de cobertura vegetal são a Norte, a Oeste e a Central. Nessas áreas, a Prefeitura vem implantando mini-florestas urbanas, com a grande quantidade de mudas já plantadas.
“Ribeirão Preto é uma cidade muito quente, principalmente devido à baixa cobertura arbórea, hoje em torno de 18%. Para mudar essa realidade, amenizar o clima, reduzir os impactos das ondas de calor que atingiram o município em 2024 e garantir um meio ambiente saudável para a população, a fauna e a flora, iniciamos no começo do ano um plantio intensivo de árvores, priorizando os locais com menor arborização”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Claudio Almeida.
Além do plantio realizado diretamente pela Prefeitura, o programa também incentiva a participação popular. Por meio do Horto Municipal, já foram doadas cerca de 6 mil mudas entre janeiro e julho de 2025.
Até o momento, quase 100 mudas já foram plantadas na região central. A meta da Prefeitura é alcançar o total de 30 mil árvores plantadas até o fim de 2025 — apenas pela Secretaria de Meio Ambiente — e, ao mesmo tempo, estimular a população a participar do plantio e da preservação das áreas arborizadas da cidade.