
O presidente da Embraer, Francisco Gomes, concedeu entrevista à BandNews TV nesta quarta-feira (6) e falou sobre o tarifaço de Donald Trump, que diminuiu as taxas sobre o setor, de 50% para 10%. Francisco afirmou que as chances de zerar as alíquotas “são boas” e destacou a importância da Embraer para a economia americana.
“10% para um produto como avião ainda é muito. A alíquota final para o cliente é de 1,8 milhão de dólares, ou 10 milhões de reais. Isso altera o plano de negócio para uma companhia. Eu acho que as chances são boas, a tese econômica de contribuição da Embraer para os EUA e olhando para acordos recentes que colocam o setor da aviação de volta para alíquota zero”, disse.
Gomes afirmou que o foco das negociações em relação às tarifas de Trump é econômico e disse acreditar no histórico recente de acordos entre os dois países para acabar com a taxação envolvendo o setor.
“O nosso foco é econômico. A Embraer está nos EUA há mais de 45 anos. São informações muito relevantes e espero que seja o suficiente para voltar para alíquota zero, assim como aconteceu em outros acordos firmados recentemente O que vamos fazer agora é intensificar esse trabalho, continuar mostrando a relevância e trabalhar com o governo brasileiro”, completou.