Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Presidente do BC classifica Master como "terceira divisão" após fraude
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, classificou o Banco Master como uma instituição de "terceira divisão" do sistema financeiro ao comentar o que pode ser a maior fraude bancária da história do país. Galípolo afirmou que a comoção gerada pelo escândalo não se justifica pelo tamanho do banco, mas sim pelas circunstâncias da quebra.

Em declaração técnica, Galípolo ressaltou que o fato de o banco oferecer remuneração acima do mercado — com captações a taxas superiores ao CDI — não era, por si só, motivo legal para uma intervenção antecipada. Segundo o presidente da autoridade monetária, não existem regras que vedem tais taxas, o que impediria uma liquidação baseada apenas nesse critério.

Liquidação e prejuízos aos fundos de previdência

Banco Central decretou a liquidação do Banco Master em novembro, citando uma grave crise de liquidez e violações sistemáticas às normas financeiras. Um levantamento do Ministério da Previdência Social revela a dimensão do impacto: ao menos oito fundos previdenciários estaduais e municipais aplicaram quase R$ 3,5 bilhões em papéis da instituição ou em fundos ligados ao proprietário, Daniel Vorcaro.

Esses valores investidos por estados e municípios não possuem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que gera incerteza sobre a recuperação dos recursos destinados às aposentadorias dos servidores públicos.

Desdobramentos políticos e judiciais

A investigação criminal sobre a falência da instituição tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro Dias Toffoli. Paralelamente, o senador Alessandro Vieira solicitou à CPI do Crime Organizado a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático da empresa Maridt Participações.

A empresa em questão pertence a dois irmãos do ministro relator. Em 2025, a Maridt vendeu sua participação em um resort no Paraná para um fundo controlado pela Reag, empresa que possui ligações com o Banco Master e que também teve sua liquidação decretada pelo Banco Central.

Atualmente, os investigadores concentram esforços na análise dos dados do celular de Daniel Vorcaro. No aparelho, foram encontrados mais de 100 contatos de autoridades. O conteúdo dos diálogos será encaminhado ao STF e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar possíveis tráficos de influência ou outras irregularidades.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube da Insônia com Rodrigo de Lucca
Israel e Rodolffo, Ana Castela - Bombomzinho
Carregando... - Carregando...