
Maurício Martins Júnior, o Mau Mau, foi preso nesta quinta-feira (7) durante uma operação da Polícia Civil contra ele e outras 14 pessoas. Além do criador de conteúdo, outros famosos como Bia Miranda, Buarque e Gato Preto são alvo da ação.
Mau Mau, que tem mais de 3,4 milhões de seguidores só no Instagram, foi detido após a polícia encontrar uma arma raspada. Ter uma arma com numeração raspada é crime no Brasil, conforme o artigo 16 da Lei nº 10.826/03. A pena para o crime pode variar entre três a seis anos de prisão, além de multa. Não há direito a fiança.
Mau Mau ficou famoso com Free Fire
O influenciador, que gostava de jogar Free Fire, jogo eletrônico de battle royale, decidiu fazer transmissões ao vivo das partidas no YouTube e outras plataformas de streaming.
Com a personalidade cômica e a fama na comunidade, Mau Mau começou a mostrar o dia a dia, reunindo mais de 1 bilhão de views apenas no YouTube. Além da plataforma, Mau Mau também começou a compartilhar conteúdo no Instagram e no TikTok, o levando a participar de eventos e colaborações com outros influenciadores.
Atualmente, Mau Mau faz conteúdos de comédia e participações em vídeos de comédia e com outros influenciadores. Em 2023, o influenciador casou com Julya Freitas, também influenciadora digital. Os dois são pais de Maju, que nasceu em junho deste ano.
Operação Desfortuna
A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira (7) a Operação Desfortuna, contra influenciadores envolvidos na promoção de jogos ilegais on-line. Investigações apontam que há indícios de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF, há movimentações suspeitas que ultrapassam os R$ 4 bilhões.
No decorrer das investigações, foram identificados sinais claros de enriquecimento incompatível com a renda declarada pelos influenciadores, que ostentavam nas redes sociais estilos de vida luxuosos, com viagens internacionais, veículos de alto padrão e imóveis de alto valor.
Quem são os influenciadores alvo da Operação Desfortuna?
Os alvos da operação são 15 pessoas e, dentre elas, influenciadores que usam as redes sociais para divulgar o jogo popularmente conhecido como "Jogo do Tigrinho" e outros semelhantes. Dentre os nomes, estão:
- Paola Ataíde e a irmã gêmea Paulina, que reúnem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram;
- Buarque, pai do filho de Bia Miranda e que tem 2,8 milhões de seguidores;
- Bia Miranda, que reúne 5,2 milhões de seguidores;
- Gato Preto, criador de conteúdo com mais de 600 mil seguidores e ex de Bia Miranda;
- Jenny Miranda, mãe de Bia Miranda, ex-A Fazenda e com mais de 1,2 milhão de seguidores;
- Mau Mau, que reúne 3,4 milhões de seguidores.
- Luiza Ferreira, com quase 180 mil seguidores;
- Lorrany Rafael, com mais de 308 mil seguidores;
- Nayala Duarte, que teve perfis com milhares de seguidores suspensos pelo Instagram;
- Vanessinha Freires, que reúne mais de 100 mil seguidores no TikTok;
- Tailane Garcia, com mais de 4,5 milhões de seguidores no TikTok.
Além dos influenciadores, Sun Chunyang, sócio da Sports-Bet, é alvo da operação. Segundo os agentes, as postagens realizadas pelos investigados contêm promessas enganosas de lucros fáceis, com o intuito de atrair seguidores para as plataformas.
Os influenciadores ainda não se pronunciaram sobre o assunto. A Band abre o espaço para posicionamentos dos famosos.