
Sydney Sweeney, atriz e produtora americana, está envolvida em uma polêmica após estrelar uma campanha publicitária acusada de promover a objetificação feminina, racismo e ideais associados à eugenia. As críticas se intensificaram quando internautas descobriram que a atriz é filiada ao Partido Republicano, de Donald Trump, desde 2024.
O próprio presidente americano comemorou a filiação da atriz e elogiou o comercial.
Mas afinal, quem é Sydney Sweeney?
Sydney Bernice Sweeney, de 27 anos, é uma atriz e produtora americana, indicada duas vezes ao Emmy. Ela começou sua carreira de atriz em séries como Grey's Anatomy e Pretty Little Liars, em papéis sem grande destaque. Como coadjuvante, fez Everything Sucks pela Netflix, lançada em 2018, e Objetos Cortantes, da HBO Max, do mesmo ano.
Sydney também esteve no elenco da segunda temporada da premiada série O Conto da Aia, no papel da personagem Eden, esposa do motorista Nick. Mas a partir de 2019 ela passou a ser conhecida, principalmente por seus papéis como Cassie Howard em Euphoria, Olivia Mossbacher em The White Lotus, Bea em Anyone but You e Julia Carpenter em Madame Web.
Além disso, a atriz, que conta com mais de 25 milhões de seguidores no Instagram, é embaixadora de marcas como Miu Miu, Armani Beauty, Bai, Kérastase e várias outras.
A famosa diz que se somente atuasse, não conseguiria pagar a vida dela em Los Angeles. “Eu aceito contratos porque preciso. Eles não pagam os atores como antigamente e, com os streamings, você não recebe mais os residuais”, disse ao The Hollywood Reporter em 2022.
"Sydney Sweeney tem ótimos jeans"
Toda a polêmica em torno da atriz começou com uma campanha da marca de jeans American Eagle, lançada em julho deste ano. No vídeo da propaganda, Sweeney aparece explicando: “Genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até cor dos olhos. Meus jeans são azuis.”
A frase, que brinca com a semelhança sonora entre “genes” (DNA) e “jeans” (calça), foi criticada por supostamente fazer alusão à eugenia, uma teoria pseudocientífica que defende a “melhoria” genética da população por meio da reprodução seletiva. Criado pelo matemático inglês Francis Galton, o movimento deu origem, dentre outras coisas, ao nazismo e à segregação racial nos EUA.
Os comerciais também foram apontados como machistas, por incluírem a atriz fazendo poses sensuais para a câmera, e racistas, por conta das piadas com os aspectos genéticos de Sydney, que é branca, loira e tem olhos azuis.
A American Eagle fez uma declaração afirmando que a campanha “é e sempre foi sobre o jeans”. Sweeney não se manifestou.
Sweeney recebeu elogios de Donald Trump e JD Vance
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a sua rede social, a Truth Social, no domingo, 3, para dizer que a campanha da American Eagle com a atriz Sydney Sweeney é “a mais quente que existe” e que os jeans anunciados pela celebridade estão “voando das prateleiras”.
“Sydney Sweeney, uma republicana registrada, tem o anúncio mais quente que existe. É para a American Eagle, e as calças jeans estão voando das prateleiras. Pegue-os, Sydney! Do outro lado da moeda, a Jaguar fez um anúncio idiota e seriamente “Woke” que é um desastre total, e a empresa está em completo caos”, escreveu o presidente, na rede social, citando a mudança de marca feita pela Jaguar no ano passado.
Após o pronunciamento do presidente, as ações da American Eagle haviam subido 19% nesta segunda-feira. O movimento financeiro é diferente da semana passada, quando as ações tiveram queda de 36%.
Além de Trump, o vice-presidente americano, o republicano JD Vance também comentou a campanha: "Meu conselho político para os democratas é que eles continuem dizendo que todo mundo que acha Sydney Sweeney atraente é nazista", disse Vance em tom de brincadeira na sexta-feira em um podcast conservador. "Essa parece ser a estratégia deles", acrescentou.
O senador Ted Cruz (Republicanos/Texas) acusou o público de esquerda de ser “contra mulheres bonitas”; já a rapper Doja Cat chegou a compartilhar um vídeo no TikTok parodiando a fala de Sweeney.
Sweeney já causou polêmica em outra campanha publicitária
Em 2025, a jovem recebeu críticas envolvendo uma suposta hiper sexualização de si mesma, após vender sabonete com "água de seu próprio banho" em colaboração com a marca de sabonetes masculina Dr. Squatch.
"Vocês pediram pela minha água de banho depois do comercial", explicou ela na postagem da campanha para as redes sociais. O produto será lançado em 6 de junho, em edição limitada com 5 mil unidades.
Cada barra também contará com um certificado de autenticidade da "água" de Sydney. "Quando estávamos tirando as fotos, eles tinham uma banheira para mim. E eu realmente entrei lá e peguei um pouco de sabão, e tivemos um bom banho e eles levaram a água. Então é a minha verdadeira água de banho", disse, à GQ.
Nos comentários da publicação, internautas dividiram opiniões. "Isso é meio nojento", comentou um. "Vocês precisam cortar um pouco de grama", complementou outro. "Sydney, eu te adoro, mas sei lá", brincou um.
Entretanto, alguns gostaram do produto "inusitado": "Único jeito de fazer um homem tomar banho".