
Numa rede social, a curta apresentação revela um sonho de menino: “conhecer o mundo”. Era com essa mensagem que os seguidores do aventureiro catarinense Alex Tibola, morto em acidente de trânsito no Chile, se deparavam assim que entravam no Facebook dele. Sempre acompanhado da motocicleta, o influencer iniciou uma expedição, em 2010, pela América, com o objeto de dar a volta ao mundo sobre duas rodas.
Aos 35 anos, Tibola morreu no último sábado (9), enquanto viajava com a tia Liane Tibola. Ela também não resistiu. Ambos estavam a caminho de uma nova jornada, quando a moto em que estavam colidiu com um ônibus de passageiros na Rodovia 7 Sul, na região de El Cofré, no Chile.
Inspirava nas redes
Também conhecido como “Murat”, Tibola nasceu em Maravilha, no oeste de Santa Catarina, sempre alimentando o desejo de desbravar o mundo. O sonho foi realizado. Com ele, a criação de conteúdo que inspirou milhares de pessoas. No YouTube, mais de 100 mil inscritos. No Instagram e Facebook, juntos, quase 80 mil seguidores.
Em 2022, Tibola publicou o livro “Crônicas de um viageiro: em busca de um sonho”. A obra narra experiências pessoais nas expedições e incentiva não só aventureiros, mas qualquer um a perseguir os próprios objetivos.
Fundador de agência com guias nômades
Na vida profissional, o aventureiro aliou o útil ao agradável. Virou empresário e fundou uma agência de turismo especializada em viagens de moto. O site da empresa exibe que é a única que atua com guias nômades que tem, de fato, viagens como estilo de vida.
Entre os check-ins que estampa com orgulho, visitas a lugares extremos e inóspitos da América do Sul, a exemplo do Ushuaia, Carretera Austral, Patagônia Chilena e Argentina, Deserto do Atacama, altitudes da Bolívia e Peru e as belezas da Venezuela.
Tibola também enfrentou desafios fora do continente. Durante cinco meses de viagem pela Europa, visitou a maioria dos países do Velho Continente. Depois, sozinho, encarou o que caracterizou como a “aventura mais desafiadora de carreira”: o catarinense cruzou parte da África em uma moto.
Homenagem da mãe
No Instagram, a mãe de influnecer, Joelma Tibola, lamentou a morte e destacou a dor de perder filho e irmã no mesmo acidente. A postagem também agradeceu pelas mensagens de carinho e orações.
“Agradeço, de coração, por todas as mensagens e orações que tenho recebido. Elas têm sido meu amparo nesses instantes tão difíceis”, escreveu Joelma.