
Amigos, familiares e fãs de Nana Caymmi se despedem da cantora no velório realizado nesta manhã no Theatro Municipal do Rio, no Centro da cidade. A cerimônia aberta ao público deve ocorrer até ao meio-dia. O corpo vai ser sepultado durante a tarde no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, a artista morreu na quinta-feira (1º), dois dias depois de completar 84 anos. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul, desde julho do ano passado para tratar uma arritmia cardíaca.
A filha de Nana, Stella Teresa Caymmi, destacou que o período de internação foi de muita dor, mas contou com momentos de melhora em que a mãe aproveitava para se dedicar à leitura. Stella classificou Nana Caymmi como uma das 10 melhores cantoras brasileiras do século 20 e brincou que a mãe era afinada desde bebê.
Para o irmão de Nana, Danilo Caymmi, ela era uma mulher generosa e fora do tempo.
A carioca Nana Caymmi estava destinada ao mundo da música desde que nasceu. Os pais da artista são Stella Maris, também cantora, e Dorival Caymmi, um dos maiores cantores e compositores do país. Os irmãos, Dori e Danilo Caymmi, e a sobrinha, Alice Caymmi, também seguiram os passos de Dorival.
A estreia de Nana Caymmi foi com apenas 19 anos, gravando a música "Acalanto" com o pai, lançada em 1960. Durante a carreira de mais de 60 anos, ela gravou cerca de 40 discos e foi indicada quatro vezes ao Grammy Latino, vencendo a categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode.
Além de três filhos, Nana deixa duas netas e bisnetos.