
As chuvas que atingiram as principais regiões produtoras de café em abril podem trazer consequências positivas para o café que que chegará ao mercado em 2026. Isso porque elas estão foram muito benéficas para a fase de desenvolvimento final dos grãos da safra 2025/2026. Além disso, essas precipitações também podem melhorar as condições dos cafezais para a produção de café da próxima safra, 2026/2027.
De acordo com o Centro de Pesquisas, ainda é cedo para especular sobre a safra 2026/2027, mas as atuais temperaturas amenas e a maior umidade no início do outono de 2025 estão sendo primordiais para as plantas, em especial as de sequeiro – esta temporada deve registrar floradas a partir de setembro de 2025.
No campo, agentes consultados pelo Cepea relatam casos pontuais de produtores de arábica realizando catação em áreas mais precoces, como na região de Franca, no interior de São Paulo. Ressalta-se, no entanto, que a colheita não se iniciou na maioria das praças. A maturação dos grãos ainda é irregular, e permanece a preocupação quanto à qualidade da safra e à bebida, diante dos impactos climáticos ao longo do desenvolvimento da produção da safra 2025/26.