Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Vídeo: porteiro salva vida de bebê de 1 mês que engasgou com leite materno

O porteiro de um prédio conseguiu salvar uma bebê de apenas um mês de vida de um engasgamento. O caso aconteceu em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais. 

Segundo o porteiro Brian Marques de Araújo, a mãe da bebê apareceu desesperada na portaria do condomínio durante o seu horário de expediente, pedindo ajuda com a filha. Imediatamente, ele pegou a criança no colo e aplicou a manobra de Heimlich. Em seguida a bebê voltou a respirar. O momento foi registrado por câmeras de segurança do local. 

A recém nascida foi encaminhada ao hospital e passa bem. 

Brian contou que aprendeu a realizar a manobra de emergência em um curso que fez antes de seu filho nascer. 

Como fazer a manobra de Heimlich

O Corpo de Bombeiros orienta que:

Para adultos

  1. A pessoa deve se posicionar atrás da pessoa engasgada;
  2. Abraçar a vítima por trás e, com as mãos fechadas com o polegar para dentro, pressionar o abdômen, ou "a boca do estômago";
  3. As compressões devem ser feitas para dentro e para cima, para que o corpo estranho saia pela boca da vítima;
  4. Faça entre 6 a 10 compressões de forma rápida;
  5. Se o indivíduo continuar engasgado, a sequência deve ser repetida.

Para bebês

  1. Coloque o bebê de bruços em cima do antebraço e deixe a cabeça dele mais baixa que o tronco;
  2. Faça de 5 a 10 compressões firmes nas costas, entre as escápulas;
  3. Caso a criança permaneça engasgada, vire ela de barriga para cima e pressione o "osso esterno", que fica na altura dos mamilos, com 3 dedos por pelo menos 5 vezes;
  4. Se não conseguir desobstruir as vias aéreas, o procedimento deve continuar a ser feito até que chegue o resgate.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Rapidinha Clube com Deninho
Tá na Clube, Tá Legal! - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...