Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Volta às aulas na rede municipal de Ribeirão Preto acontece nesta quinta-feira (5)
Foto: Guilherme Sircili

As aulas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto começam nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, para aproximadamente 50 mil alunos, distribuídos em 146 unidades escolares. Em 2026, o calendário prevê o cumprimento de 200 dias letivos  com novidades para os estudantes.

Ao longo do ano, serão desenvolvidas ações pedagógicas e estruturais, voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, à ampliação do atendimento de profissionais de apoio pedagógico na Educação Especial e à expansão de unidades escolares para oferta de vagas na Educação Infantil.

A Secretaria de Educação destaca a implementação do Projeto de Recuperação da Aprendizagem (PRA) para estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, dividido entre Recuperação Contínua e Paralela.

Recuperação Contínua: para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e compreende um conjunto de ações pedagógicas voltadas à superação das dificuldades identificadas no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho ocorrerá na própria unidade escolar, no horário regular do estudante, e deverá contemplar planejamento bimestral das ações didáticas, fundamentado em registros pedagógicos, avaliações diagnósticas e demais instrumentos de acompanhamento.

Serão ofertadas quatro horas-aula semanais de PRA, organizadas em oficinas pedagógicas, distribuídas da seguinte forma: uma hora-aula de Matemática, contemplando Educação Financeira, e três horas-aula de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da leitura e da escrita.

Para os anos finais do Ensino Fundamental, a oferta será de três horas-aula semanais, organizadas em uma hora-aula de Oficina de Ciências Exatas, incluindo Educação Financeira; uma hora-aula de Oficina de Língua e Linguagens; e uma hora-aula de Oficina Integradora de Cidadania e Inovação, organizadas de acordo com a realidade de cada unidade.

Recuperação Paralela: será realizada no contraturno escolar, com foco na recomposição da aprendizagem, especialmente nos processos de alfabetização, na redução da defasagem idade/ano e no enfrentamento da evasão escolar.

O atendimento será destinado, prioritariamente, aos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que apresentem dificuldades no processo de alfabetização, podendo contemplar também alunos dos anos finais, conforme análise da avaliação diagnóstica da rede.

As turmas serão organizadas de acordo com os níveis de aprendizagem e a faixa etária dos estudantes, com base na avaliação diagnóstica inicial, sendo compostas por, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 alunos.

“A iniciativa nasce a partir da escuta das escolas e de avaliações diagnósticas, com acompanhamento constante, para oferecer o apoio necessário tanto no período regular quanto no contraturno, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para nossos estudantes”, destaca o secretário de Educação, Christian Viana Oliveira.

Educação Especial

Outra novidade para 2026 é a ampliação de 50% no quadro de profissionais de apoio pedagógico da Educação Especial. O número passará de 300 para 450, fortalecendo o atendimento aos estudantes com deficiência na rede municipal.

A apresentação dos novos profissionais ocorreu na noite desta terça-feira (3), no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Ricardo Silva, do secretário municipal de Educação e das equipes da pasta. Os profissionais foram contratados via processo licitatório, com contrato de até dois anos, com vigência até fevereiro de 2028.

“A ampliação de 50% no quadro de profissionais de apoio pedagógico reafirma o nosso compromisso com uma Educação Especial mais acolhedora e inclusiva. Estamos fortalecendo o cuidado diário com cada estudante, respeitando suas necessidades e garantindo que todos tenham condições reais de aprender, conviver e se desenvolver no ambiente escola”, reforça o secretário.

Expansão da Educação Infantil

Ainda no primeiro semestre, a Prefeitura prevê a entrega de novas unidades de Educação Infantil e a ampliação de estruturas existentes, especialmente na Zona Leste de Ribeirão Preto;

Está em fase final a construção de uma Escola de Educação Infantil no bairro Horizonte Verde, que atenderá crianças dos Ciclos I, II e III, de 0 a 3 anos. Também está prevista a ampliação da CEI Ana Maria Chúfalo, no Jardim Roberto Benedetti, com inclusão do Ciclo IV, ampliando a oferta em aproximadamente 124 novas vagas.

Para o segundo semestre, está programada a entrega de uma Escola de Educação Infantil no bairro Manoel Penna, também destinada aos Ciclos I, II e III.

Transferências - Educação Infantil

As inscrições de intenção de transferência para crianças de 0 a 5 anos para escolas opcionais estarão disponíveis a partir do primeiro dia de aula, nesta quinta-feira (5), podendo ser realizadas de forma presencial ou online. Após a solicitação, é fundamental que o aluno mantenha frequência regular na unidade em que já está matriculado até a disponibilidade de vaga na escola desejada.

Os responsáveis podem procurar qualquer unidade de Educação Infantil do município, o Poupatempo ou acessar o portal da Educação.

SERVIÇO

Volta às aulas: 5 de fevereiro
Horário: a partir das 7h
Rede municipal: aproximadamente 50 mil alunos
Unidades escolares: 146
Portal da Educação para pedidos de intenção de transferência para Educação Infantil

Carregando os comentários...
Só Hit Clube com Gianzito
Tá na Clube, Tá Legal! - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...