Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Zoológico de Ribeirão Preto recebe filhotes de jacaré ameaçados de extinção

Nesta quarta-feira, 7, o Centro de Triagem e Reabilitação (CETRAS) Morro do São Bento, recebeu sete filhotes de jacaré papo amarelo, espécie ameaçada de extinção. 

Os animais foram resgatados pela Polícia Ambiental de Ibitinga, na cidade de Tabatinga, e encaminhados para Ribeirão Preto pela referência em cuidado e manejo de animais silvestres que o CETRAS da cidade é para a região e todo o Estado de São Paulo. 

“Fomos acionados pela Polícia Ambiental e imediatamente fizemos a avaliação desses animais, identificando que são de uma espécie ameaçada de extinção. Agora, receberão todo tratamento necessário para se desenvolverem e serão devolvidos para a natureza se for seguro para tanto”, explicou o responsável técnico pelo Cetras Morro do São Bento, Alexandre Gouvea. 

Os jacarés de papo amarelo atingem, em média, dois metros de cumprimento, e são uma das maiores espécies de répteis. Devido à caça ilegal, poluição das águas e pelo avanço da urbanização desenfreada, sem a conservação ambiental, esses animais estão ameaçados de extinção há mais de 10 anos. 

“É extremamente importante termos ações efetivas de manejo dos animais silvestres, principalmente para a população, através da educação ambiental, exatamente o que estamos intensificando neste ano, no Bosque Zoo Dr. Fábio Barreto. Conservar o meio ambiente é assegurar a conservação das espécies, inclusive da humana, e seguiremos, em Ribeirão Preto, promovendo políticas públicas para atingir esse objetivo”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Almeida. 

A criação de animais silvestres em cativeiro é crime ambiental. Se tratando de espécies ameaçadas de extinção, conforme o decreto nº 6.514/2008, a multa é de R$ 5 mil para cada animal. Após a identificação do Cetras, a Polícia Ambiental atualizou a multa aplicada ao infrator, totalizando R$ 35 mil.

Em casos de denúncias de contrabando ou criação de animais silvestres, a população deve entrar em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone: 3996 0450.

O CETRAS Morro do São Bento integra a rede de 28 centros do Estado de São Paulo e desempenha um papel fundamental na reabilitação da fauna e conservação do meio ambiente.

Carregando os comentários...
Sextou Clube com Naná
Henrique & Juliano - Não Fale Meu Nome
Carregando... - Carregando...